sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A festa de posse da Academia Piauiense de Literatura
de Cordel-APLC
    Autoridades na posse de acadêmicos da APLC - 1ª foto à direita: Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.(Fotos:Larissa Rodrigues)



1ª foto, lado esquerdo: Pedro Costa-presidente da APLC e Dalinha Catunda - da ABLC). 2ª foto, lado esquerdo: Mãe Nena, Madrinha dos Poetas, Guaipuan, Dalinha e a poetisa Ilza, confreira da APLC. 3ª foto, poetisas já mencionadas e o secretário da Fundação Monsenhor Chaves, político, cantor e músico piauiense Lázaro do Piauí. 4ª foto: Mãe Nena outorga troféu medalha da APLC ao Dr. Pedro Mendes Ribeiro, criador do Festival de Violeiros do Piauí e apresentador do programa “Sertão por Dentro e Por Fora” (violas), na Rádio Pioneira de Teresina.
Poetisa Dalinha Catunda da ABLC, recebe da APLC a Comenda de Mérito Cultural, Poeta Firmino Teixeira do Amaral.
  Não fiquei surpreso com a notícia do poeta Pedro Costa, ao informar-me a criação da APLC, fundada em 21 de abril de 2014, na verde capital piauiense.  Certa ocasião tinha me falado desse projeto, não duvidei das suas pretensões em prol da cultura.  Sou conhecedor de seu trabalho à frente da Funcor - Fundação do Cordel, o que fez capaz de envolver não somente poetas populares, mas todos aqueles engajados na difusão do Cordel como veículo de comunicação de massa. A APLC é, portanto, a soma desse esforço. Obviamente trará novos projetos renovados em prol dessa arte que encanta gerações.(Guaipuan Vieira)


COMENTA DALINHA CATUNDA:Tive o prazer de assistir, como convidada de Pedro Nonato Costa, a festa de posse dos Acadêmicos da APLC – Academia Piauiense de Literatura de Cordel. O repentista e cordelista, Pedro Costa, membro da ABLC, não mediu esforços para levar uma representação da Academia Brasileira de Literatura de cordel. E lá esteve: Gonçalo Ferreira da Silva, presidente da ABLC, Madrinha Mena e esta que vos fala: Dalinha Catunda. O... cordel está muito bem representado em Teresina, pelo que pude observar Pedro tem um apoio de peso da sociedade piauiense. Políticos e autoridades locais prestigiaram o evento e apoiam Pedro nesta sua peleja maior que tem como mote a cultura popular. Quero aqui a gradecer ao primeiro secretário da APLC, Francisco de Almeida, que foi um excelente cicerone nos acompanhando nas jornadas em Teresina. Ainda nos agradecimentos, agradeço a APLC, que me contemplou com a Comenda de Mérito Cultural, a qual recebi das mãos do Desembargador Edvaldo Pereira de Moura do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Obrigada, a Luiz Carlos que para minha surpresa ocupou duas páginas da revista “De Repente” com meus versos. Meu querido amigo e confrade da ABLC, Guaipuan Vieira, natural do Piauí e cearense de coração, tomou posse na Academia Piauiense de Literatura de Cordel e teve o privilégio de receber como patrono seu pai, o poeta indianista, Hermes Vieira. O que também achei importante foi a presença das mulheres ocupando cadeiras na APLC, e entre elas minha amiga Ilza Bezerra, simpatia em pessoa que nos acompanhou em passeios. Não poderia detalhar em um só texto todos os acontecimentos desta jornada piauiense, mas posso finalizar dizendo que fomos muito bem recebidos, e Pedro Costa nos proporcionou o que o havia de melhor no Piaui.

27 ANOS (1987) TRABALHANDO EM DEFESA DA LITERATURA DE CORDEL

Um comentário:

  1. O Cecordel está de parabéns pelo importante trabalho que faz em prol da literatura de cordel. É importante dizer, embora contrariando alguns, o resgate dessa cultural deu-se a partir da criação dessa entidade, em 1987. à frente o poeta e radialista Guaipuan Vieira. Parabéns aos novos acadêmicos da APLC.

    ResponderExcluir