quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

ARQUIVO CULTURAL
LEITURA
Um livro por uma rosa

Na Praça dos Leões, doar e comprar livros foram motivos para ganhar rosas. A Festa do Livro e da Rosa acabou neste sábado
A FESTA DO LIVRO e da Rosa foi encerrada ontem na Praça dos Leões, Centro de Fortaleza(Foto: EVILÃZIO BEZERRA)
[23 Abril 16h15min 2005]

Livros para todos os gostos e idades. Distribuição de rosas, contação de histórias, maratona de leitura do Quixote das Crianças de Monteiro Lobato, oficina de cordel. Pela praça, a trupe literária Cavaleiros da Dama Pobreza e Grupo Garajal convocavam os presentes, por meio da música, a conhecer o ''mundo'' mágico da leitura. Essas atrações marcaram o encerramento, neste sábado, da Festa do Livro e da Rosa, na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza.

Nixon Araújo, assessor da Coordenadoria de Política do Livro e Acervo da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), diz que a festa, em Fortaleza, foi inspirada na tradição da Espanha, onde os livreiros vão às ruas e, além de vender livros, entregam rosas à população. Segundo ele, a Unesco aproveitou a iniciativa e instituiu o dia 22 de abril como o Dia Mundial do Livro. Esta é a terceira edição do evento na capital cearense. Na Praça dos Leões estavam 14 livreiros, foram montados estandes da Secretaria da Educação Básica (Seduc) e da Biblioteca Pública governador Menezes Pimentel.

Desde o último dia 22, foram realizadas atividades literárias em praças, na Academia Cearense de Letras (ACL) e Museu do Ceará. Grupos de contação de história e de oficina de poesias também foram aos bairros Tancredo Neves e Mercado dos Pinhões. Na Academia Cearense de Letras, houve mesa-redonda sobre os 400 anos de Quixote, de Miguel de Cervantes, e apresentação de teatro sobre a obra do autor. Guaipuan Vieira, autor do cordel sobre a história da vida e da morte do Papa João Paulo II, estava animado com a procura pela literatura de cordel. Os exemplares estavam sendo vendidos a R$ 1,00.

A técnica de radiologia Silvia de Oliveira confessa que ficou encantada com a variedade de títulos literários. ''A vontade que tenho é de ficar por aqui, conferindo e comprando''. Os autores preferidos dela José de Alencar e Machado de Assis. Não foi por menos que levou uma das principais obras de Machado, Dom Casmurro, para o filho de 13 anos. ''O mais interessante aqui é poder comprar barato e ainda ganhar rosa''.

A guia de turismo Inês Ferreira gostou da idéia da festa e sugeriu que o evento fosse repetido a cada mês. ''Achei ótima''. O aposentado Pedro da Silva, 68, foi ao centro fazer umas compras e aproveitou para comprar livros. ''Com um preço desse, vou levar Tieta do Agreste, de Jorge Amado, e As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis''. A Festa do Livro e da Rosa é realizada pela Secult, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), com apoio da Prefeitura de Fortaleza.



Acessehttp://www.cecordel.com.br/
Deixe seu comentário e envie seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário