sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CECORDEL SE PREPARA PARA LEVAR CORDEL À SALA DE AULA.

O Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste - Cecordel - acaba de fazer um convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza para executar o projeto intitulado "Cordel sempre vivo na escola". Serão ministradas 60 oficinas, sendo 30 de literatura de cordel e 30 de xilogravuras. A proposta é atingir 900 alunos em 30 escolas. Participarão escolas das 6 Regionais. O número de escolas é proporcional ao tamanho da Regional. Faz parte do projeto a publicação de um livro, contendo os trabalhos em cordel e xilogravura produzidos pelo oficinistas. Integram também o projeto 300 kits de folhetos de cordel. Trata-se de uma coleção de 12 folhetos com temas educativos.
Participam do projeto os poetas e poetisas: Gerardo Carvalho (Pardal), Guaipuan Vieira, Lucarocas, Paulo de Tarso,  Elmo Nunes, Elizeu,  Valda,
Paula, Matilde, Luciene, Gadelha, JB, Vânia, Chico Salvino, Sharleny, Klevisson, Arievaldo, Rouxinol do Rinaré, Evaristo.
Com este projeto, o Cecordel está pondo em prática um dos seus maiores objetivos: levar a literatura de cordel às escolas, incentivando a produção desta expressão legítima da nossa cultura. Torná-la conhecida e assim despertar o interesse pelos professores para que possam usá-la como um importante recurso didático. Todos os envolvidos esperam muito sucesso nesta empreitada.

Fonte: poeta Gerardo (Pardal)

Um comentário:

  1. Olá pessoal do CECORDEL,
    PARABÉNS por mais esta empreitada. A literatura de cordel é excelente ferramente para professores de todas as matérias escolares. Estou certa de que será um SUCESSO!!! No que precisarem contem comigo (ou pelo CNFCP, pela ABLC ou pelo Cordel de Saia - Maria Rosário e Dalinha Catunda).

    ResponderExcluir