terça-feira, 9 de dezembro de 2014


GUAIPUAN VIEIRA NA APLC

Sexta-feira (5), na sede do Projeto "Música para Todos”, em Teresina, tomei posse na Academia Piauiense de Literatura de Cordel – APLC. Patrono da cadeira nº 5, o poeta folclorista e indianista Hermes Vieira, meu saudoso pai. É oportuno dizer-lhes que também pertenço a ABLC.  Mesmo sabedor das minhas limitações de poeta, por estar substituindo um mestre da poesia popular, possuidor de estilo inimitável, comprova-se nos seus versos, em que se vê a métrica, com tônicas sempre na 3ª e 7ª sílaba.


SOBRE A APLC - Não fiquei surpreso com a notícia do poeta Pedro Costa, ao informar-me da criação da APLC, fundada em 21 de abril de 2014, na verde capital piauiense.  Certa ocasião tinha me falado desse projeto, não duvidei das suas aptidões em prol da cultura.  Sou conhecedor de seu trabalho à frente da Funcor, o que fez capaz de envolver não somente poetas populares, mas todos aqueles engajados na difusão do Cordel como veículo de comunicação de massa, que não deixou de abastecer o povo, de notícia fácil, devido seu estilo versátil e satírico, que agrada a leitura. APLC é, portanto, a soma desse esforço. Obviamente trará novos projetos renovados em prol dessa arte que canta e encanta gerações.




































ACESSE: http://www.cecordel.com.br/


Visitantes até agora: 180280
Participe, envie seus trabalhos,
você faz parte desse sucesso!

2 comentários:

  1. Guaipuan Vieira é um árduo lutador pela cultura popular, Lembro-me dele, nos anos 80, em Fortaleza, recitando seus versos e divulgando o cordel, no Caminhão da Cultura, sobre o comando do apresentador Praciano.
    Parabéns, Guaipuan! Izabel Rodrigues de Sousa - izabel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Izabel, bons ventos! agradeço-lhe pela lembrança. Agora me lembrei de uma estrofe filosófica, não me lembro o autor, que diz:
    A saudade é um parafuso
    que quando a rosca cai
    só entra se for torcendo
    porque batendo não vai.
    Mas quando enferruja dentro
    nem distorcendo não sai.

    ResponderExcluir