O universo da literatura de cordel está de luto. Morre o grande expoente dessa arte, JOÃO FIRMINO CABRAL. O CECORDEL reproduz matéria publicada no site da INFONET e alguns textos publicados no FECEBOOK.
Cordelista estava internado há 15 dias no Huse
O cordelista João Firmino Cabral, que há 15 dias estava internado no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), faleceu na noite desta sexta-feira, 1º. Há sete meses, o cordelista lutava contra a leucemia, motivo que o levou a afastar-se do seu trabalho no mercado Thales Ferraz. Sua banca era uma das mais visitadas do local.
Seu Firmino passava por tratamento desde que descobriu a doença. Ele precisou ser internado após um agravo em seu estado de saúde. O velório está sendo realizado na Igreja Assembleia de Deis, localizada na rua B7, nº 135, bairro Santa Maria. O enterro será às 15h no cemitério São João Batista.
Seu Firmino é cordelista há 56 anos com mais de 180 publicações. A sua banca com histórias de cordel pode ser encontrada no Mercado Municipal Thalles Ferraz, em Aracaju, um dos pontos mais visitados. Seu Firmino recebeu vários prêmios inclusive das mãos do pernambucano Ariano Suassuna. As obras podem ser encontradas fora do país na Universidade de Nova Lisboa, em Portugal, e a Biblioteca Universitária de Versailles, na França.
Fonte:INFONET
Foto: Tupiniquim Editora
Foto: Tupiniquim Editora
COMENTÁRIO NO FACBOOK SOBRE JOÃO FIRMINO CABRAL
ABLC - O UNIVERSO DA LITERATURA DE CORDEL AMANHECEU TRISTE COM A PARTIDA DO GRANDE POETA E SER HUMANO JOÃO FIRMINO CABRAL MAS GRATO COM TODA IMPORTANTÍSSIMA CONTRIBUIÇÃO A POESIA POPULAR E SUA POSTURA COMO SER HUMANO.
CECORDEL – JOÃO FIRMINO CABRAL compõe uma galeria de poetas que jamais serão esquecidos. Grande são os lutadores por uma arte, porque se fazem mestre pela qualidade da obra.
Klévisson viana
Homem simples, amigo de verdade
Foi um mestre da história do cordel
Romancista, inspirado menestrel
Que partiu pra morar na eternidade
João Firmino deixou muita saudade
Mas cumpriu com louvor o seu destino
Foi honesto,decente,genuíno,
Se o CORDEL ta chorando, é com razão
Vá com Deus, vá vem paz meu bom irmão
Rogo a Deus por meu mestres João Firmino.
Fernando Assumpção -Grande Poeta, executou seu oficio desde novo e manteve-se vigoroso em Aracaju, com sua banca, na fase que cordel estava em baixa.
Ele estaria na segunda fase do projeto Nossos Mestres do Cordel. Este Projeto eh dedicado a ti, meu poeta!
Cordelista JOAO FIRMINO AMARAL, Presente!!!
Guaipuan Vieira
João Firmino foi mestre da cultura,
Expressão das histórias de cordel;
Nesse solo brasileiro, o menestrel,
Em toda geração será leitura...
A MORTE DO POETA
É UMA VISÃO SITÉTICA E OBJETIVA,
É A REALIDADE CIRCUNSTANTE
E TRANSCENDENTAL...
O SEU LIRISMO
É MAIS LÍRICO E NARRATIVO,
É MAIS UMA REPORTAGEM LÍRICA
EXPRESSIVA,
COM GRANDES CONCENTRAÇÕES
DE SENTIMENTO
E PENSAMENTO,
DEIXANDO LUGAR À MEDITAÇÃO.
Chico Salles Araujo - A Literatura de cordel e a ABLC estão de Luto com o falecimento do Poeta sergipano JOÃO FIRMINO CABRAL. Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ocupante da cadeira 35, originária do Poeta Expedito Sebastião da Silva.
Traduzindo aqui uma breve biografia elaborada pelo companheiro Sergival Silva: João Firmino CABRAL, nasceu em 1º de janeiro de 1940, na cidade de Itabaiana - Sergipe. Agricultor desde menino, aprendeu as primeiras letras através dos livretos de cordel que utilizou como cartilha. Trabalhou durante muitos anos como assistente do grande cordelista Manoel D'Almeida Filho que se tornou seu mestre e descobriu sua vocação poética, incentivando-o a escrever seu primeiro livreto. João Firmino deixa triste o universo da literatura de cordel, vencido na manhã de ontem pela leucemia. Que Deus ilumine os caminhos deste grande Mertre.
Zeca Pereira - Mais um colega que parte, mas a sua história jamais será apagada, grande poeta e pessoa que tive o prazer de conhecer pessoalmente em 2011. A dois meses atrás falei com ele pela última vez por telefone, quando me falava que estava bem melhor, mas infelizmente Deus o chamou. Que descanse em paz grande poeta e amigo João Firmino Cabral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário