quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Baú do cordel
Prêmio Ceará de Literatura Popular
Poesias de Cordel

Em 1994 foi realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará o Prêmio de Poesia de Cordel, com diz o prefácio da antologia: “ A SECULT quis provar com este concurso a pujança e o vigor da expressão cearense e o conseguiu. Existe toda uma tradição do folheto no Ceará que permanece atualizada nesta amostragem.

São doze poetas de idades, procedências e escolaridades variadas. O traço comum seria o talento, a iniciativa, uma sabedoria ancestral que se manifesta em cada verso.

Trata-se de uma poesia escrita que se perfaz na oralidade. Para ser lida e ouvida nas noites sertanejas, na periferia de Fortaleza, no circuito dos pesquisadores e estudiosos.

O popular aqui é um rótulo que não deprecia sua origem, tampouco cria categorias em relação à norma culta. O popular é o motor da transmissão, desafiando as regras de consumo, as normas impositivas da chamada Indústria Cultural. O popular é o fio de Ariadne que tece essas histórias. Que englobam um tecido mais amplo, de um grande texto marcado pelas experiências de vida, pelas visões de mundo e pelas mitologias cearenses.

O Prêmio Ceará de Literatura Popular foi um pretexto bem sucedido para fazer esta produção vir à tona. Os poetas acolheram de pronto à convocação. O número de inscritos superou as expectativas. Um júri formado por Ribamar Lopes, Itelvina Marly e Renato Dantas surpreendeu-se com a qualidade dos escritos e teve trabalho em selecionar os doze melhores. Que são publicados neste livro por ordem alfabética.

É um conjunto que dá a exata medida das preocupações, dos impasses e das saídas das culturas populares. Um conjunto que diz da importância e a oportunidade da iniciativa e da força e criatividade dos poetas do povo”

Poeta premiados

Afonso Nunes Vieira, Celso Góis Almeida, Expedito Sebastião da Silva,Gerardo Carvalho Frota(Pardal),Guaipuan Vieira, João Bandeira de Caldas,João Batista de Azevedo dos Santos, José Erivan Bezerra de Miveira, José Lemos de Carvalho, José Rogaciano Siqueira de Miveira e Vicente Paulo Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário