sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ACADEMIA CARUARUENSE DE LITERATURA DE CORDEL - ACLC

Engajada na preservação, divulgação e conquista de novos seguidores da literatura de cordel, a ACLC lança em Caruaru (PE) o projeto CORDEL NAS ESCOLAS. O porjeto é administrado pelos cordelistas Nelson Lima,Nerisvaldo Alves,Luciano Dionísio, Erisson Porto, Alegário Fernandes e Luciano Leonel.
No Ceará se destacam dois grandes Projetos: Cordel sempre vivo na sala de aula(Cecordel) e Acorda Cordel na Sala de Aula, (Tupynamquim Editora). Apresentamos o projeto da ACLC:

APRESENTAÇÃO

Um trabalho educativo-cultural-artístico, elaborado para trabalhar minuciosamente a Literatura de Cordel, focalizando A História da Nossa Cidade - Caruaru. Aulas ministradas nas escolas do município.

JUSTIFICATIVA
        Aliando cultura à educação com engajamento e compromisso social o Projeto Cordel nas Escolas, tem se apresentado como uma experiência rica e com visibilidade significativa quanto à contribuição do processo de formação da criança e do jovem de Caruaru. Nos últimos três anos a literatura popular ganhou novo fôlego em nossa cidade e isso fez com que penetrasse nos espaços educativos. A experiência com alunos e alunas do Ensino Fundamental se apresenta como uma expressão viva da valorização da cultura. Com aulas especialmente programadas em prol da conservação da identidade popular.
       O ambiente multicultural da escola pública oferece grandes possibilidades para que ocorram freqüentes interações entre alunos e alunas de diferentes classes e grupos sociais, oportunizando a prática da tolerância no confronto, inevitável, de valores éticos, lingüísticos, morais, religiosos, econômicos e sociais. A Escola Pública é um fórum privilegiado para o exame das interações entre esses sujeitos, mediados pedagogicamente, porque se constitui num meio sócio-culturalmente rico e diversificado. O desenvolvimento cultural e crescimento pessoal dos educandos estimulam a superação de posturas preconceituosas e violentas, democratizando o círculo de amizades e de trocas de experiências.
       A literatura com rima e ritmo, favorece a aprendizagem e estimula a valorização do lugar de pertencimento, ao mesmo tempo em que proporciona aos estudantes vislumbrar novas perspectivas de assimilação e de busca do conhecimento.
            Nessa direção, o Projeto revela-se como espaço de reflexão da realidade dos seus artistas e de seu público, através do uso da história (oral), da poesia e do imaginário coletivo e individual.

OBJETIVO GERAL

          Desenvolver a partir do contato com a literatura de cordel uma atitude de valorização da cultura, tendo a perspectiva lúdica como eixo e a linguagem musical e cênica como elementos indispensáveis para essa vivência.
 Específicos
*Possibilitar ao(a) aluno(a) a arte de compor cordel, entre o fazer histórico, o pensar social e a resistência da raiz;
*Conhecer artistas e personagens que marcaram e marcam época em nossa cidade e região;
*Implantar elementos novos sem deixar que a manifestação popular perca sua originalidade e identidade própria;
*Descobrir talentos, fortalecendo a valorização da cultura popular;
*Fortalecer o compromisso social dos espaços educativos, contribuindo com a formação da criança e do jovem nos espaços escolares;

 ESTRATÉGIA

        A proposta para esse novo tempo parte da necessidade de trabalhar, principalmente: origem; aspecto e estrutura; oração, métrica e rima; categoria, classificação e tipos, assim como a musicalidade e teatralidade do cordel. Dessa forma o trabalho com a literatura de cordel vai apostando numa relação com o conhecimento cada vez mais prazerosa e numa perspectiva inter e transdisciplinar.
        Trabalhar com a arte – poesia, representação e musicalidade, pode ser um aliado criativo para a experiência com a literatura popular. Em Caruaru temos exemplos ricos de encenações e de músicas com elementos da realidade como a conhecida peça “O auto das sete luas de barro”. Fazer a releitura das coisas, a partir da linguagem poética, cênica e musical, significa trazer para a experiência escolar atividades dinâmicas e criativas e assim contribuir criativamente com a qualidade do tempo que o jovem/adolescente e adulto, vivem hoje em dia. Colocar esses sujeitos em contato com histórias variadas e autores com estilos diversos; observar o tipo de texto (tragédia, comédia, situações do cotidiano, mistério etc.) que mais chama a atenção do grupo é alguns desses tantos contatos.
       No trabalho com a literatura popular/cordel, podem ser partilhados conhecimentos culturais, históricos, científicos e morais, por exemplo, mas eles não devem ser vistos como objetivo, e sim como conseqüência. O ideal é que os(as) alunos(as) se envolvam com a trama e os personagens e sintam prazer em vivenciar a cultura popular. Com a contribuição da poesia, teatro e da música poderemos:
            .Realizar junto com os (as) alunos(as) um mapeamento dos folguedos populares, festas, autos e outras manifestações folclóricas que possam ser representadas/trabalhadas.
            .Possibilitar o exercício da criatividade a partir da escrita das poesias;
            .Incentivar o grupo a criar suas próprias poesias, encenações e canções, pois partiremos da compreensão de que "Cada montagem é única";
            .Fortalecer a imaginação e a atitude criadora, estimulando a participação dos (as) participantes;
            .Fotografar ou filmar as encenações, construindo material para análise, qualificando a montagem de apresentações;
            .Perceber a importância da música como movimento e expressão viva de interação social.

OBS. O Projeto se adapta a qualquer forma de proposta, quer seja em escolas, empresas, associações e qualquer outra entidade.

2 comentários:

  1. Obrigado pela pronta divulgação, e por colocar esse blog a serviço da cultura popular.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como anda o projeto do cordel na escola, pois este é meu projeto de doutoramento em educação. por favor, entre em contato comigo através do e-mail: cristinanobrega@gmail.com ou 99735657

    ResponderExcluir