terça-feira, 22 de março de 2011

Poetisa Vânia Freitas lança "Com o Pé em Limoeiro"

     Vânia Freitas de Alencar da verve dos Alencares estará lançando em Limoeiro do Norte (CE) o seu segundo livro. Desta vez no gênero literário bem nosso, a literatura de Cordel. Um livro bastante simpático de se ver e agradável de se ler. De capa muito simples e de conteúdo bastante convidativo para a leitura.
     Divididido em duas partes. Na primeira, a autora traz à memória figuras, tipos, brinquedos, personagens e tantas outras realidades versejadas bem ligeiras no dizer dela. Lembra a canaubeira, o sapo durante invernos limoeirenses, D. Aureliano, Meton Maia e Silva, o jornalista que colocou o vale jaguaribano na boca do mundo.

     Na segunda parte, um pouco da história de Limoeiro.São 31 páginas que contam, em setilhas, a grandeza da história desta cidade construída dentro do vale, banhada pelos rios Jaguaribe e Banabuiú. Uma cidade que já andou se afogando e agradece muito a Deus ser seus invernos benevolentes

      Parabéns à poetisa. Parabéns duas vezes. Pela idéia de homenagear a terra que adotou como sua, mas que é o chão dos seus pais e avós. E pelo prêmio "Alberto Porfírio"(literatura de cordel) promovido em 2010 pela Secretaria da Cultura - Secult  - do Estado do Ceará..

 A obra conta com ilustrações de André Arte, editoração e publicação de La Barca Editora

Veja o que verseja o poeta Guaipuan, presidente do Cecordel sobre a autora e sua obra:

Vânia na metamorfose
Da ninfa da poesia
Dedilha a lira e exalta
O verso com pimazia
Que a Natureza em silêncio
Escuta com maestria.

É poetisa fecunda
De verso que tem conceito
Lavras de eterna poética
Que os deuses lançam do leito
E extasiam seus oráculos
Para o verso ser perfeito.

Vânia é esta poetisa
Que conquista o seu espaço
Bebe na fonte da rima
O verso em seu compasso
E brota seus sentimentos
Na rima sem embaraço.

Puxe a cadeira e se abanque
Leia a farta produção
Desta sábia poetisa
Que das veias do coração
Fez brotar este tesouro
Falando do seu torrão.

Gauipuan Vieira
Pres. do Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste - Cecordel
 _________________

Sobre a autora

            Vânia Freitas de Alencar nasceu em Fortaleza, mas cresceu em Limoeiro do Norte, onde passou 20 anos de sua vida. Graduou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos ( FAFIDAM), e fez pós-graduação em Desenvolvimento Técnico pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Aos 62 anos, publica “Com o pé em Limoeiro”, seu segundo livro. Desta vez, a obra  traz a  literatura de cordel como gênero. O primeiro livro, de memórias, conta a história da família Freitas. Além da literatura, Vânia também se dedica à pintura e ao teatro.
_________________________

Serviço:
Lançamento: “Com o pé em Limoeiro”
Onde: Academia Limoeirense de Letras
Quando: 02 de abril de 2011, às 19h30min

Contatos:
Vânia Freitas de Alencar (autora): (85) 3491.8629 / (85) 8783.4661

----------------------------------------

Limoeiro do Norte é destaque em livro premiado pelo Governo do Estado

Será lançado, no dia 02 de abril, o livro “Com o Pé em Limoeiro”, de Vânia Freitas de Alencar.  Neste primeiro momento, o lançamento acontece na cidade que dá nome à obra. Em breve, a autora promoverá lançamento também em Fortaleza. O livro é uma das obras agraciadas com o I Prêmio Literário para Autores Cearenses, do Governo do Estado.
            Limoeiro do Norte, interior do Ceará. A 200 km de Fortaleza, a menina brincou, estudou, cresceu e guardou incontáveis recordações. A infância e adolescência de Vânia Freitas de Alencar passaram pela saudosa praça da cidade, pelo sereno rio Jaguaribe, pelo colégio de freiras Patronato. Embaixo de uma carnaubeira ou em cima de uma bicicleta, Vânia foi trilhando caminhos que estão quase sempre entrelaçados à própria história da cidade. Agora, muitos fragmentos que, até hoje, permanecem na memória da autora podem ser conferidos na obra “Com o pé em Limoeiro”. O lançamento acontece no dia 02 de abril, às 19h30min, na Academia Limoeirense de Letras.
            O livro é dividido em duas partes. Na primeira, Vânia versa sobre pessoas, lugares ou objetos que nos remetem logo de cara a Limoeiro do Norte. Quem conhece a cidade sabe, por exemplo, a importância do Colégio Diocesano ou de Dom Aureliano Matos. Pessoas que marcaram a vida pessoal da escritora também se fazem presentes nas páginas, como os avós Luiz Alves e Maria José de Freitas. Na segunda parte do livro, os leitores podem conhecer a história da cidade em si. Em 96 estrofes de cordel, estão a origem, os costumes e as tradições daquele povo.  
            A obra conta com ilustrações de André Arte, editoração e publicação de La Barca Editora.  “Com o pé em Limoeiro” só foi concretizado graças ao incentivo da Secretaria de Cultura do Ceará. O livro foi vencedor do Prêmio Alberto Porfírio (literatura de cordel), uma das categorias do I Prêmio Literário para Autores Cearenses, promovido pelo Governo do Estado em 2010. Na ocasião, o Governo garantiu a maior premiação para a literatura na história do Ceará. Foram 110 autores contemplados com uma premiação total de dois milhões de reais.  
 ****************************
postado pela filha da autora, a jornalista Rute de Alencar   

Um comentário:

  1. Dona Vânia é sem dúvida uma excelente poetisa,além de amigo, conheço bem o seu trabalho de literatura de cordel e estou ancioso para ler e reler essa sua nova publicação "Com o Pé em Limoeiro".Um livro que, com certeza, vem contribuir para a difusão da história de sua terra natal.

    Parabéns pelo mérito e por expressar profundo sentimento de amor à sua terra natal!!

    Elmo Nunes

    ResponderExcluir