sexta-feira, 21 de novembro de 2014

LITERATURA DE CORDEL

   A revista De Repente é uma edição da Fundação do Cordel, de Teresina,Pi, nasceu em dezembro de 1994, na necessidade de se criar um órgão de revitalização e divulgação de  literatura de cordel, entrevista com poetas, artistas e pesquisadores da cultura popular.
   O texto digitalizado descreve a suposta carta de Antonio Conselheiro à nação, de autoria do poeta piauiense Guaipuan Vieira, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel-ABLC, fundador do Centro Cultural dos Cordelistas - CECORDEL, entidade responsável pelo resgate da literatura no Ceará, contribuindo sobremaneira para o surgimento de entidades congêneres em todo o Nordeste.


Um comentário:

  1. Ao longo dos anos venho acompanhando o árduo trabalho do Cecordel, em prol da literatura de cordel. Lembro-me da implantação nos anos 80 da banda de cordel, de madeira instalada na Praça do Ferreira, onde foi palco de cantorias. Ali cantaram BENONI CONCARDO, ANTONIO JOCÉLIO, Os irmãos ferreiras, um já falecido. Ela foi a pioneira. Infelizmente esse meio de divulgação e de incentivo dos poetas populares, saiu de lá. foi para um isolada praça(dos Voluntários) culturalmente. Depois ela em novo formato, de vibra, doação da Fundação Demócrito Rocha, foi fixada no passeio Público, em frente ao antigo Mercado Central. Ouve inalguação, muitos vultos da cultura estiveram presente, inclusive o saudoso presidente da Fundação de Cultura, poeta Barros Pinho. Mas os poetas mudaram a banca para um lugar mais seguro naquela praça, o que terminou, na gestão da prefeita LUIZIANE LINS, a banca ser recambiada para o depósito da prefeitura de Fortaleza. É lamentável o descaso cultural nesse pais que só se preocupa na política suja, de seus interesses individuais. A cultura, a educação, a saúde e o exemplo de como anda mal essa nação brasileira. SALVEM A BANCA DO CORDEL!

    ResponderExcluir