CECORDEL RECEBE ESCRITORES AMERICANOS
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhc5YJ3v594tP1drRUC8daGxJEBlIss32JAT7WerEr2k2rJhWAOJbBexpMM0TosCH57O7oXcyUd3Y1CHx0QMqVrMP7lY0qdjsMI7dmAoGWGzxmkEHysPAEw893f5UxOF8-sVhil2CB9hpE/s200/FOTO+COM+AJUSTE+2.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTCZlpEE7U31zFVzvxyxsjtfCPQt8ApSxr212YfLqJIkyZ3mUflA8ltFUoXaqFcITyuP4GKuudqlTRwRggW36NOxoCeBO9xjYki2IXwAnQxi9Bh-D7H9Pl4MDyZjaVft-2AWE2_6iZrAE/s200/A+C%25C3%25B4nsul+dos+EUA.JPG)
Quatro escritores renomados do estado americano de Iowa, Alan Heathcock, Mary Ruefle e Alison Deming e Christopher Merrill participaram de uma turnê literária em Fortaleza. Durante a turnê, os escritores visitaram universidades, centros culturais e bibliotecas para interagir com alunos, professores e escritores locais sobre suas obras
.(Foto - consulesa sra. Ucha, recepcionada por Guaipuan). Em Fortaleza, de 15 a 19 de maio, os escritores participaram de eventos na Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Centro Cultural Dragão do Mar, UNIFOR, Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste – Cecordel - e no American Corner da Biblioteca Pública Menezes Pimentel. Dia 18, o CECORDEL os recepcionou na Casa de Juvenal Galeno, com a presença marcante de poetas cordelistas, destacando os poetas Guaipuan Vieira, coordenador do evento, Gerardo Carvalho Frota(Pardal), o apresentador, Paulo de Tarso, Jotabê, Lucarocas, Klévisson Viana, Maria Luciene, Edson Neto, Matilde, Cícero Modesto, Salvino, José Furtado e muitos outros. O encontro seguiu uma simples programação:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqbm-K0EoTR4pIQowOIKh-XZ7JdHYUiQjdwpO_uCsObcFfAXcdn0Gnd-VwclyPgMXR98U6bbONCxdTZ976TDvc9ebJQ6tugewBdeQWv3Bpt2Zp_rsl4T_wAZToWCaECKgxPq2iUTt4WKM/s200/DSC04853.JPG)
O poeta Guaipuan fez a acolhida aos escritores e a todos os presentes. Em seguida cada poeta se apresentou. Após isso, o poeta Pardal fez um release histórico da literatura de Cordel no Nordeste e sua retomada no Ceará, a partir dos anos 80. (
Foto - Pardal, a consulesa Sra. Ucha e a diplomata Sra. Karol) Em seguida Christopher Merrill usou da palavra para cumprimentar os poetas e agradecer a oportunidade em que pode aprender muito da cultura popular brasileira. Após o que o poeta Chico Neto apresentou um aboio de vaqueiro e outros poemas. Os poetas Paulo de Tarso, Lucarocas, Klevisson Viana declamaram poema de gracejo. A festa foi no estilo nordestino, viola, cordel e aboio. Estiveram presentes ao evento a consulesa sra. Ucha, da Embaixada no Recife e as diplomatas Sra. Carol A. Brey-Casiano, da Embaixada de Brasília e Sra. Heidi da adita cultural. Encerrando a cerimônia, o Cecordel prestou homenagem ao saudoso poeta Barros Pinho, com o lançamento do cordel coletivo intitulado: Um adeus a Barros Pinho. A família do poeta se fez presente para receber a justa homenagem. O coquetel foi uma rica exposição de cordéis.
Informaram:Guaipuan Vieira e Pardal
Nenhum comentário:
Postar um comentário