sábado, 2 de setembro de 2017

XILOGRAVURAS DE OTÁVIO MENEZES


Realizada na XII Bienal internacional do Livro do Ceará e inspirada no tema do evento “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”

Certo dia, fui surpreendido por Otávio Menezes, poeta, cordelista e xilógrafo, com três matrizes e gravuras dos Mestres Expedito Seleiro, Lucas Evangelista e Mestra Dina, narrado suas biografias. Fiquei encantado com o trabalho e lancei um desafio para que fizesse as 59 matrizes com os Mestres e Mestras da Cultura. Com maestria, Otávio talhou os traços de cada um dos Mestres e Mestras da Cultura. Com esses talhos, revelou não só os veios das marcas temporais em seus rostos, mas também as veias e vias das artes ofícios, dos sabores e fazeres dos Mestres e Mestras que transmitem nos mais diversos rincões do Ceará seus conhecimentos milenares e comunitários, pois a cultura é um saber\fazer comum e solidário, como a vida desses mestres e como essa bela exposição de Otávio Menezes que, na verdade, é uma celebração à cultura popular e tradicional do Ceará.

        Fabiano dos Santos Piúba – Secretário da Cultura do Estado do Ceará
                                                                                   
SÃO 59 GRAVURAS - TESOUROS VIVOS DO CEARÁ- MESTRES E MESTRAS DA CULTURA POPULAR TRADICIONAL
       ACESSE:http://www.cecordel.com.br/

30 ANOS PRESERVANDO E INCENTIVANDO O FOLHETO DE FEIRA-CORDEL-

2 comentários:

  1. Excelente trabalho!!! Parabéns!!! Sou poetisa Laudecy Ferreira e fico encantada com trabalho como este. Gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Há mais de 40 anos estou em busca da história de meu nome retirado de um folheto de cordel, um repente que minha ouviu e se apaixonou pelo nome de Laudecy. Quem souber , avise-me, por gentileza. Meu e-mail: laudecyferreira@gmail.com

    ResponderExcluir